Casa ecoativa

Casa ecoativa

Casa Ecoativa reúne iniciativas de mídia livre da periferia de SP com shows, oficinas e roda de conversa sobre midialivrismo, o evento uniu diversos coletivos de comunicação.

No sábado dia 15 de agosto a Ilha de Bororé, nas margens da represa Billings, no extremo sul de São Paulo, recebeu o evento Midialivrismo ao Extremo, realizado pela Casa Ecoativa, uma ocupação ecocultural da região Sul de São Paulo. Estiveram presentes a Escola de Notícias, Cedeca Interlagos, Instituto Cultural Dandara, Projeto Criptosampa , Lab.E., Periferia em Movimento, Guerrilha GRR, e a Revista Vaidapé.

O evento contou com duas oficinas: Uma sobre Software Livre como plataforma de desenvolvimento de edição e um curso de introdução ao uso Criptografia , ministrado pelo nosso projeto Criptosampa.

Estiveram presentes nas atividades a turma do curso “Repórter da Quebrada”, organizado pelo Periferia em Movimento que conta com mais de 20 adolescentes de regiões como Parelheiros e Grajaú. E também integrantes do EcoLab, projeto da Ecoativa que  atua na formação de jovens comunicadores na Ilha de Bororé.

Em seguida as oficinas rolou  uma roda de conversa entre os coletivos que compuseram o evento onde se discutiu estratégias de mídia livre e fortalecimento das iniciativas, a importância da criação de narrativas periféricas e a representatividade da mulher nos veículos – tanto tradicionais, como alternativos – de comunicação.

E, após a roda de conversa, subiram ao palco Drezz, do Xemalami, Mano Money’s e RobSoul, todos rappers da região.

O evento foi transmitido ao vivo via streaming. Para quem quiser conferir na íntegra o que rolou, o vídeo está disponível neste link : https://www.youtube.com/embed/cnBVrKa-4Q8

Fotos: Henrique Santana e Thiago Gabriel

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *