Criptografia na Praça: II Mostra de Economia Feminista e Solidária

Criptografia na Praça: II Mostra de Economia Feminista e Solidária

No próximo sábado (11) o Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo, recebe a II Mostra de Economia Feminista e Solidária, trazendo uma infinidade de produtos baseados nas tradições locais das comunidades de Cananéia, a mostra tem por objetivo promover as diversidades culturais de Cananéia. Ela contará com a participação de nove grupos da região, que apresentarão produtos de alimentação da agricultura familiar, licores, Cataia , artesanato com fibras, bordados, utilidades domésticas, cosméticos com ervas medicinais, produtos de decoração e confecção artesanal.

É neste cenário de empoderamento das mulheres e reafirmação de identidades culturais que ocorrerá a segunda edição do evento “Criptografia a céu aberto”, promovido pela Actantes, no escopo do projeto Criptosampa.

O objetivo do projeto é promover e aprofundar o debate sobre a privacidade como um direito, ampliando a compreensão sobre o uso que governos e corporações fazem de dados pessoais e rastros de navegação de usuários da internet e o impacto deste vigilantismo para a democracia e a liberdade individual. A Criptosampa também se propõe a difundir conceitos de navegação segura e criptografia, a necessidade de uso de ferramentas livres e elementos da ética hacker, como autonomia, colaboração e o “faça você mesmo”.

A escolha de realizar a “Criptografia a céu aberto” é um esforço no sentido de diminuir o distanciamento entre mulheres e tecnologia e promovendo uma reflexão sobre liberdade, privacidade e autonomia pela perspectiva feminina.

Serão realizadas oficinas de Pidgin com OTR, um mensageiro que garante maior segurança e privacidade na troca de mensagens instantâneas no computador, oficina de Tails, um sistema operacional amnésico e portátil, que pode ser usado em qualquer computador por meio de um pendrive e uma oficina sobre aplicativos para Android que auxiliam a proteger a privacidade na troca de informações via celular.

As oficinas iniciam às 14 hrs e seguem até as 18 hrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *