Primeira Criptografia a Céu Aberto, Cidade Tiradentes.

Primeira Criptografia a Céu Aberto, Cidade Tiradentes.

IMG_0919

No dia 07 de fevereiro realizamos nossa primeira Criptografia a Céu Aberto. Foi na Praça do 65, na Cidade Tiradentes. Quando saímos da sede da Actantes, no Bixiga, em São Paulo, não fazíamos ideia de como ia ser — foi a primeira vez que reunimos pessoas para falar sobre criptoresistência, cidadania e privacidade na internet em uma praça, na periferia da cidade. Também foi a primeira vez que experimentamos falar sobre criptografia com crianças. Ao fim do dia, estávamos bem felizes. A ação foi um sucesso.

Montamos quatro gazebos juntos, colocamos as mesas embaixo, telão, projetor e em uma das partes do espaço, um piso EVA para as crianças. Fazia muito calor e a claridade atrapalhou as projeções. Mas nosso gerador funcionou e, além de energia para os computadores,  tínhamos internet — o sinal Wi Fi Livre da praça, implantado pela prefeitura, estava bem forte.

Começamos com a apresentação do Sergio Amadeu: Como Invadem Seu Computador e Como Protegê-lo. E seguimos com o Tiago Pimentel, falando sobre como os Governos e Corporações Vigiam Você na Rede. Depois, o Rodolfo Avelino mostrou Como Interceptam Nossos Roteadores e Com se Criam Vírus para entrar nas máquinas e recolher nossas informações dentro delas. O Sergio Amadeu falou sobre O que é Criptografia e Para Que Serve. E o Gustavo  Gannam falou sobre o Tails, o sistema operacional com o qual podemos navegar sem ser vigiados.

Quando chegamos a este ponto, já quase no final da tarde (começamos às 14 horas), as crianças já estavam espalhadas pela praça, mais preocupadas em brincar do que em pensar sobre segredos e vigilância. Mas no começo foram elas quem, depois da oficina com letras sobre a Criptografia de César, se aplicaram para decifrar a frase que o Sergio Amadeu colocou em sua apresentação: “shv qrfpboregb”. Não foram elas quem decifrou — foi uma das monitoras do Telecentro do Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes. Mas descobrimos com o desafio, que precisamos fazer mais isso: propor desafios aos participantes das ações na praça. A TV Drone transmitiu toda a atividade por streaming. Se você quiser assistir as apresentações, elas estão aqui no canal da TV Drone no Youtube.

A Criptografia a Céu Aberto é uma ação de divulgação. Queremos, com ela, compartilhar informações e realizar debates  e  entrevistas  com  pesquisadores,  desenvolvedores, cypherpunks e hacktivistas sobre os  temas  de  privacidade  e  vigilância  na  Internet. E motivar as pessoas a participarem da CriptoSampa em telecentros e pontos de cultura. Veja o calendário das oficinas e das próximas atividades nas praças aqui.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *