CEU Três Lagos

CEU Três Lagos

  Nos dias 19 e 26 de agosto a Actantes realizou duas oficinas de cripto-resistência, do projeto Cripto Sampa no CEU três lagos, situado no Grajaú, região sul de São Paulo.

  A atividade contou com a participação de 14 moradores da região (crianças, jovens, adultos e idosos), que se mostraram interessados a discutir as questões a cerca do uso seguro da internet e a liberdade de expressão nas redes.

  No dia 19, Juliano Vieira, membro da Actantes, expôs os conceitos relacionados à economia da intrusão, discutindo como as grandes corporações globais alinham seus interesses financeiros aos interesses de controle social presente em alguns governos. Em seguida, foi apresentado o conceito de criptografia, sua utilização ao longo da história. Por fim, foram apresentadas as ferramentas Pidgin – OTR e sua versão para dispositivos móveis: ChatSecure.

  No dia 26, Rodolfo Avelino, um dos membros fundadores da Actantes retomou conceitos políticos inerentes à temática da Cripto Sampa, em seguida expôs técnicas e ferramentas que identificam os plugins de navegação instalados em nossos computadores quando acessamos os principais sites, para tornar mais transparente a navegação na rede. Por fim, apresentou ferramentas para navegação segura e proteção de comunicação, como, e-mails criptografados, Tor e Tails.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *